Como Começar com o Patchwork – Tudo Que Você Precisa Saber

Como Começar com o Patchwork – Tudo Que Você Precisa Saber

Patchwork é uma técnica na qual é feita a junção de recortes de tecido formando figuras geométricas. Os recortes podem ser simétricos ou assimétricos, como é o caso do patchworkdesestruturado, já ensinado aqui na Revista Artesanato.

A técnica convencional é feita com o auxílio da máquina de costura. Mas esse trabalho também pode ser ser feito com cola, quando a intenção é aplicar recortes de tecido em superfícies como paredes, e caixas de MDF. Ou seja, também tem se difundido como técnica decorativa.

Moldes de Feltro

Patchwork pode envolver a sobreposição de três camadas:

  1. o tampo – que são os retalhos costurados uns aos outros;
  2. o enchimento – que é o material usado para dar volume ao trabalho;
  3. o forro – tecido usado para dar um melhor acabamento.

Essas três camadas sobrepostas são unidas por pespontos, chamados de quilt, que são desenhos contínuos feitos à máquina. O quilt pode ser em formato de arabescos, corações, e muitos outros. Essa técnica deixa o trabalho ainda mais bonito e valorizado.

Depois da peça pronta, além do quilt também podemos identificar:

quilting-patchwork-aplique

http://bordadosdecoracao.com/quilting-patchwork-e-aplique/

Bloco do Patchwork – É a junção dos recortes de tecidos em novos padrões. Os blocos podem ser identificados mesmo em uma peça pronta, basta um pouco de olhar apurado e treino.

Apliques – São tecidos aplicados sobre o tecido base. O aplique pode ser de desenhos variados, como de bonequinha, flores, borboletas etc.

Materiais e Ferramentas

Listamos as principais ferramentas e materiais utilizados na confecção de trabalhos em patchwork, tanto para quem já costura quanto para quem vai começar do zero. Confira essas incríveis dicas…

Kit básico

kit básico para patchwork

artesdasilvana.blogspot.com

Se você já é costureira, provavelmente só vai precisar do kit básico, composto por:

  • base de corte
  • régua para patchwork
  • cortador circular para tecido

Veja abaixo a lista de materiais completa com algumas orientações de compra de material.

Outros Utensílios e Ferramentas de Trabalho

Primeiramente vamos falar dos principais utensílios e ferramentas utilizados em trabalhos de patchwork. Mesmo a lista sendo grande, não quer dizer que você precisa adquirir tudo de uma só vez, você pode ir montando seu ateliê aos poucos, comprando as ferramentas e materiais de acordo com a necessidade. Mas, em contrapartida, há aqueles utensílios que não podem faltar de jeito nenhum, como a máquina de costura, alfinetes, tesoura e o kit básico para patch.

Leave a Reply

Your email address will not be published.